Máscaras

"Masquerade! Hide your face,
so the world will never find you!"
"...breathing lies . . . "
"You can fool any friend who ever knew you!"
Masquerade - The Phantom of the Opera

Quantas faces uma pessoa pode ter? Uma só, mas minha teoria é a de que as pessoas têm máscaras, na quantidade que são capazes de usar. Todos usamos máscaras de vez em quando, isso não é necessariamente a pior coisa do mundo, usamos máscaras pra esconder uma tristeza, um sentimento reprimido que por hora queremos manter só pra nós. Mas há também quem usa máscaras para se passar por amigo, amante... mas que por trás daquela máscara de feições simpáticas, há um rosto dissimulado, com um sorriso que esconde perversas intenções, pode até parecer que estou descrevendo o vilão de algum filme, mas a realidade é que existem pessoas assim... pessoas que fingem, que mentem, que enganam, e outra verdade é que nem sempre estamos preparados pra encontrar essas pessoas e quando encontramos, não somos capazes de dizer à primeira vista quem ela é de verdade, é assim com todo mundo... o tempo mostra quem é quem, e por mais ajustada que uma máscara seja, mais cedo ou mais tarde ela pesa e cai... e também não estamos preparados pra isso, pra encarar a face mentirosa e cínica que esteve escondida o tempo todo. O que fazer a seguir? Quando descobrimos que fomos enganados e iludidos? Cada um tem uma resposta pra essa pergunta, e independente de qual seja a reação, no final o que podemos oferecer é a indiferença... perdoar, mas não esquecer (e que isso não seja confundido com rancor). Pessoas assim são dignas de pena e desprezo... pode ser que essa pessoa faça outras "vítimas", mas no final, ela sempre vai perder, sempre vai ficar só e sempre vai se arrepender, só que às vezes, já é tarde demais.
Por isso, vista máscaras, mas que sejam máscaras boas... não aquelas carrancas horríveis... vista máscaras de sorrisos, mesmo que nem tudo esteja bem, não é todo mundo que precisa saber de seus problemas, pra isso servem os amigos, pra você mostrar a cara, aquela por trás da máscara... pro resto, você não precisa ser um modelo, seja apenas um mascarado consciente.
Usamos uma máscara de "estranhos" na sociedade, só quem nos conhece de verdade sabe o que tem escondido.

Compartilhe

Mais sobre o dono dos sorrisos

Autor de sorrisos. Sou aquele que fala sobre o que sente e o que não sente com a mesma veracidade. Há quem diga que sou feito de palavras e quem sou eu para discordar? Ao ler minhas (entre)linhas nosso laço se aperta e assim podemos ser íntimos, de alguma forma. Contatos: rodolpho.padovani@hotmail.com

0 sorrisos compartilhados: